segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Despedida de 2013, por terras do Grande Lago


Aproveitando alguns dias de férias, voltámos ao Alentejo, para apreciar a maior albufeira da Europa, o Grande Lago de Alqueva. Agradável e calma despedida do ano que agora terminou, dando as boas-vindas a 2014.


Se com o frio a mais-que-tudo já não quer nada quando viajamos de moto, então com a chuva ainda pior, embora quando tem de ser, lá aguenta. Ainda assim, este passeio de fim-de-ano de carro, acabou por ser bastante interessante, por bonitas paisagens do Alentejo e simpáticas aldeias e vilas que fomos visitando.

É uma região do país que gostamos muito de visitar, apreciando também a boa e rica gastronomia.

Saímos de Águeda na direcção de Coimbra até Tomar, onde parámos para o café da praxe e de forma breve apreciar esta bonita e interessante cidade, terra dos Templários, já visitada por nós diversas vezes.


Continuámos até Ponte de Sôr, onde almoçámos, passando pela imponente Barragem de Castelo do Bode, observando a bonita passagem do rio Tejo em Abrantes.



Continuámos pela N2, com paragem rápida na Barragem de Montargil e visita ao castelo da bonita vila de Arraiolos.



Na passagem por Évora, ainda tentámos visitar o Convento da Cartuxa, construído no século XVI, junto ao bonito Aqueduto da Água da Prata, à entrada da cidade mas não foi possível. Apenas deu para fotografar a entrada. O claustro, com 98 metros em cada corredor, é o maior de Portugal.



Bonitas e verdejantes paisagens acompanharam-nos até Reguengos de Monsaraz, onde permoitámos. A Hospedaria Moira voltou a receber-nos, depois da última estadia em Agosto de 2012, quando andámos Pelos caminhos do 14º Portugal de Lés-a-Lés. Uma simpática unidade hoteleira que faz preços bastante acessíveis e onde ficámos uma vez mais bem instalados.




Também o jantar foi no restaurante a Grelha. A forma como fomos recebidos, aquando dessa passagem por Reguengos e a qualidade dos pratos servidos, fez-nos voltar. Uma boa "Açorda de Bacalhau" e "Secretos de Porco Preto", com as deliciosas sobremesas, "Sericaia" e "Bolo Rançoso", tudo bem regado com o bom tinto da Adega Cooperativa local, fez deste jantar um "manjar de reis".

Depois fomos dar uma voltinha pelo centro da vila, onde o espírito natalício esteve bem presente por estes dias.







Depois deste dia de "ligação", iniciámos a volta ao Grande Lago.Portel foi a primeira paragem. Por lá estivemos na última edição do Portugal de Lés-a-Lés a dar uma "mãozinha", no apoio à Loja Social. Desta vez houve mais tempo, para conhecer melhor esta bonita vila alentejana.

Pelo caminho cruzámos com a boa carne que vai parar ao prato.

As previsões não se enganaram e a chuva apareceu. Pouco intensa mas a não ajudar nada, sobretudo na captação de boas imagens. Uma forma diferente de apreciar o Alentejo, habitualmente quente e seco.







Rumámos depois à aldeia da Amieira, uma das várias aldeias ribeirinhas do Grande Lago. Junto à aldeia encontra-se a Marina, um complexo turístico, onde em 2008, vivemos alguns dos muitos momentos bem divertidos, durante o excelente 2º Moto-Rali do Moto Clube de Moura.






Passámos pela aldeia que dá o nome à barragem, Alqueva, antes de observar a grande obra de engenharia que sustenta a imensidão de água, da maior albufeira do velho continente.







Era hora de almoçar. Rumámos a Pias, a sul de Moura que por agora, seria só de passagem, para ir ao "Trindade". Há uns bons anos, descobrimos este restaurante numa valente almoçarada com malta do Moto Clube do Montijo, onde comemos a saborosa especialidade da casa "Açorda de Marisco no Pão", em forma de bota.

Desta vez tivemos azar mas acabámos por descobrir ali bem próximo, o "Lagar", um restaurante típico e acolhedor, onde fomos bem servidos. Lá também se fazia a dita "Açorda de Marisco" mas na caçoila. Estava muito boa, assim como as "Migas de Espargos c/ Carne de Porco Frita".







Barriguinhas "atestadas" e estávamos a caminho da próxima aldeia ribeirinha, a Estrela. Estamos em época da apanha da azeitona e fomos apreciando, também as bonitas e verdejantes paisagens alentejanas.





A Estrela é uma das várias aldeias que viu a sua paisagem alterada, pela subida das águas do Guadiana que se transformou no Grande Lago. Por lá já fizemos o percurso fora de estrada muito interessante de moto, junto às margens.





De seguida, fomos visitar uma aldeia que nos é muito querida, a aldeia da Luz. Por lá passámos bons momentos nas passagens de ano de 2000/2001 e 2001/2002 com a malta do Moto Clube do Porto, numa altura em que a população se preparava para a abandonar, rumo à nova aldeia mais acima, devido à subida inevitável das águas da albufeira.

Passámos mais algumas vezes, antes e depois da subida das águas, a caminho do Dia Nacional do Motociclista em Vila Viçosa-2001 e na Passagem de Ano de 2001/2002, com os nossos amigos de muitos quilómetros, o Leites e Paula, algum tempo antes da subida final das águas.

Recordamos hoje com nostalgia, quando lá voltamos, esses momentos mas também as muitas histórias que fomos escutando, sobre a difícil passagem da velha para a nova aldeia da Luz.

Fotos-Aldeia da Luz - 2000-2002






Era tempo de rumar a Mourão, com passagem breve pois já é bem conhecida, para procurar o "Monte do Colmeal", onde iríamos pernoitar.



Este recanto, a 2kms de Mourão, é um espaço muito agradável, tipicamente alentejano que nos recebeu muito bem e onde ficámos excelentemente bem instalados.




Acabámos por jantar por lá e dar as boas-vindas a 2014, calmamente, à boa maneira alentejana. A ementa foi "Ensopado de Borrego" que estava uma delícia, regado com a boa pinga alentejana de Reguengos, uma vez mais.




O primeiro dia do novo ano, começou enevoado mas sem chuva,. Fomos conhecer melhor, agora por fora, este simpático cantinho de turismo rural, ideal para verdadeiro repouso, todo o ano.





Era hora do regresso. Ainda passámos por algumas localidades próximas do Grande Lago.

Alguma neblina e o céu carregado de nuvens, continuaram a marcar este passeio, sem tirar o brilho e a espectacularidade das fabulosas paisagens, proporcionadas pela imensa albufeira.

Monsaraz, onde já percorremos o interessante centro histórico entre muralhas, ficou para uma próxima visita.




Telheiro, Aldeia do Outeiro, Motrinos e Baldio, foram algumas das aldeias por onde fomos passando. O casario tipicamente alentejano e a ruralidade, sobressaiam de entre um tempo de inverno sombrio.

Última paragem em Alandroal, para café no bonito centro da vila, antes da tirada até Almeirim.




Depois da sempre saborosa "Sopa da Pedra" no Minhoto em Almeirim, fizemos pela via mais rápida, o regresso a casa.

Foram três dias muito bem passados, por cantos e recantos, deste nosso belo cantinho à beira mar plantado.

Álbum de fotos


Sem comentários:

Enviar um comentário