segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Nas Escarpas da Mizarela

Ontem, Domingo, fomos fazer mais um percurso pedestre. Escolhemos o PR7-Nas Escarpas da Mizarela, que se desenvolve em torno da Frecha da Mizarela, na Serra da Freita, próximo de Arouca.

Este percurso inicia-se no parque de lazer fronteiro ao parque de campismo do Merujal, através de um caminho que se dirige à Mizarela.

Chegando à Mizarela, passa-se pelo miradouro e prossegue-se descendo pela estrada de acesso à aldeia da Ribeira. 300 metros abaixo do miradouro, vira-se à esquerda, por um carreiro, entre um carvalhal, com vista soberba sobre a Frecha da Mizarela.

Aqui enganá-mo-nos no trilho e continuámos até à base da queda de água. Um local soberbo com piscinas naturais, onde aproveitámos para o pic-nic e provar a temperatura da água, que estava bem fresca. Depois lá voltámos novamente ao trilho correcto.

Seguindo este carreiro, toca-se mais a baixo, numa curva, a referida estrada de acesso à aldeia da Ribeira que, logo de seguida, se deixa para continuar por outro carreiro, que desce abruptamente por entre escarpas com a bela cascata da ribeira da Castanheira, do lado de lá, em escadaria.

Chegando ao ponto de confluência desta com o rio Caima, o caminho torna-se suave e, pela margem esquerda do rio rapidamente se chega à aldeia da Ribeira.

Esta aldeia, é constituída por um pequeno aglomerado de casas onde, ainda, resistem dois moradores que vão amanhando os pequenos campos, suportados por socalcos que dão à paisagem um cunho humanizado de singular beleza.

Passada a aldeia, atravessa-se o rio num pequeno pontão – aconselha-se a passar somente duas pessoas de cada vez – rumando-se à esquerda por um trilho que, subindo ao longo da margem direita do rio, chega à ribeira da Castanheira, acompanhando-a.

Transposta esta, atinge-se a crista da escarpa leste e rapidamente se chega à ribeira dos Cabaços e à escola de escalada.

Após a passagem de um colo toca-se o PR15, já junto à estrada de asfalto, que se toma à esquerda, chegando-se à aldeia da Mizarela. Aqui retoma-se o caminho do parque de merendas e do parque de campismo, onde se iniciou.

Para não regressarmos pelo mesmo caminho, seguimos pelo PR15. A paisagem é maravilhosa.

Texto em Itálico: C.M.de Arouca

Foi um dia muito bem passado numa das zonas mais bonitas e interessantes da Serra da Freita.

Este percurso é de grau de dificuldade médio/alto. Em algumas zonas a dificuldade é maior devido às descidas e subidas íngremes, nada que não se faça com algum cuidado mas que obriga a ter alguma preparação física, sempre são cerca de 8 kms, nestas condições.

Quem se sentir preparado, deve fazê-lo e apreciar cada passo por entre a beleza paisagística, a ruralidade e os encantos da natureza.